segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

A Fênix - renascendo das cinzas!

Olá pessoas que ainda lêem o blog, como alguns já devem ter percebido nas ultimas semanas tenho feito algumas mudanças no blog, e continuo reorganizando ele aos poucos, mas enquanto isso, por que não alguma coisa nova? Bom, eu pensei que já que o blog está ressurgindo talvez seja interessante colocar algo que tenha ver ver com isso, portanto resolvi pesquisar sobre a Fênix, que muitos já devem ter ouvido falar e que dizem que ela renasce das cinzas, e que acaba se fazendo presente em algum anime ou outro, como em Cavaleiros do Zodíaco (Saint Seya).


A crença na ave lendária que renasce das próprias cinzas existiu em vários povos da antiguidade como gregos, egípcios, chineses...e em todas as mitologias o significado é preservado: a perpetuação, a ressurreição, a esperança que nunca têm fim.

Uma das histórias em que aparece a Fênix é a da Lenda de Kyoto, cidade que foi capital do Japão até 1868, é poca da implantação do regime Edo. E os antigos dizem que a cidade não é tida como sagrada apenas por ser o centro econômico e político do país, mas também por ser considerada "O local escolhido pelos Deuses" para fazer crescer o Império japonês, O Sol Nascente que tanto ouvimos falar.



Diziam que Kyoto era protegida por quatro animais mitológicos sendo estes o dragão azul (Seiryuu), o tigre branco (Byakko), a tartaruga preta (Genbu) e o pardal vermelho (Suzaku), porém conforme o tempo foi passando, e com influências culturais vindas de fora do país ser começou a crer que Suzaku não era um pardal e sim uma Fênix. Cada um dos animais em questão deveria proteger o quatro pontos cardeais da cidade de Kyoto, sendo que: Seiryuu guardaria o Leste, Byakko guardaria o Oeste, Genbu guardaria o Norte e Suzaku guardaria o Sul.

Isso de alguma forma foi uma adaptação da lendas chinesa "Dos quatro animais sagrados" que eram tidos como guardiões dos quatro cantos do planeta. Talvez o Imperador japonês da época tivesse a intenção de intimidar seu povo e para isso tenha adaptado a lenda chinesa, de forma que se era possível cultivar o nacionalismo japonês e manter o povo disciplinado.

Na versão chinesa da lenda da Fênix diz - se que, Fenghuang um pássaro mitológico que reina sobre todos os outros, tidos os machos como Feng e as fêmeas como Huang, mas atualmente não é feita esta separação de sexo e as duas denominações foram fundidas em apenas uma para que o pássaro fosse levado em consideração como feminino da mesma forma que o dragão, que é essencialmente considerado masculino. No Oeste da China o Fenghunag é chamado de Fênix e também de pássaro Ho - oh, e dizem que sua imagem faz parte do imaginário popular há mais de sete mil anos. Também é chamado de "galo celestial", por as vezes tomar o lugar do galo comum no horóscopo chinês. Reza lenda que a Fênix nasceu do sol,que sua plumagem mistura todas as cores conhecidas e seu trinado é uma melodia de 5 notas, dizem também, que a ave banha - se apenas das águas puras que descem da montanha chamada Kunlum, uma das maiores cordilheiras da Ásia que se estende ao longo de mais de 3 mil Km, e que onde esta vai as 360 variedades de pássaros se reúnem para prestar - lhe homenagem, e assim como os demais animais considerados espirituais, agora tem - se que a Fênix possui em si ambos os sexos, feminino e masculino, a ideia de que a ave renasceria das cinzas vem da versão egípcia.

Na mitologia grega a Fênix era tido como uma pássaro que quando morria, entrava em auto - combustão e passado algum tempo renascia das próprias cinzas, esta também teria como característica a sua força que lhe permitia tranportar cargas bastante pesadas durante o voo (algumas lendas dizem que ela chega a carregar elefantes) e também a capacidade de tranformar - se em uma ave de fogo.

Era retratada de forma a ter penas brilhantes, de cor dourada e vermelho arrocheadas, e teria o tamanho maior ou igual ao de uma águia. Alguns escritores gregos diziam que a fênix vivia exatamente quinhentos anos, outros acreditavam que o seu ciclo de vida durava 97.200 anos afirmando que este resultado era a partir da crença de que a Fênix viveria nove vezes o tempo de vida de um corvo, e que ao fim de cada ciclo de vida a ave queimava -se numa pira funerária.

Esta versão grega da lenda da Fênix parece ter sido baseada em Bennu (pássaro sagrado cultuado e considerado uma manifestação do Deus Osíris)da mitologia egípicia, geralmente representado como uma ave acinzentada, ou com plumagem azul e branca, semelhante a uma garça (atualmente extinta) que costumava habitar o Egito, com bico longo e com uma crista formada por duas penas e ocasionalmente com uma coroa de Atef ou um disco solar. Ao cumprir seu ciclo de vida, Bennu voava a Heliópolis pousava sobre a pira do Deus Rá, ateava fogo em seu ninho e após deixar - se consumir pelas chamas, renascia das cinzas, e semelhante a isso os gregos diziam que  Fênix quando sentia a morte se aproximar construia uma pira de ramos de canela, sálvia e mirra em cujas chamas morria queimada e destas cinzas erguia - se uma nova Fênix, partindo do princípio de que apenas uma Fênix podia viver de cada vez. A recém nascida colocava os restos da anterior em um ovo de mirra e o levava até a cidade egípicia de Heliópolis onde os colocava no Altar do Sol. Diziam que estas cinzas tinham o poder de ressuscitar um morto. A partir da idéia de que esta representaria ou transmitiria imortalidade o imperador romano Heliogábalo (204 - 222 d.C.) decidiu comer carne de Fênix em busca da imortalidade, e acabou comendo uma ave - do - paraíso que lhe fora enviada em vez de uma Fênix, mas foi assassinado pouco tempo depois.

Aversão egípcia da lenda que mais se assemelha a versão contemporânea do pássaro era sua representação como uma águia, de uma plumagem vermelha e dourada, a versão dizia que a ave cruzava o deserto do Saara a cada 500 anos e construía um ninho sobre o templo do Deus Rá (Deus Sol), em Heliópolis, lá esperava pela morte desencadeada por meio do incêndio do ninho e após ter sido totalmente consumida pelas chamas, de suas cinzas nasceria uma nova fênix igual ao pai e viveria por mais 500 anos.

Uma explicação cientifica para o mito seria a coroa solar que surge durante um eclipse, tal efeito se assemelharia a um pássaro, e dai surgiria o seu renascimento, juntamente com o sol após um eclipse. É um fenômeno impressionante até mesmo para astrônomos e surgiu devido a capacidade dos povos orientais conseguirem prever eclipses através de cálculos matemáticos.

A Fênix era tida como o mais belo de todos os animais fabulosos e simbolizava a esperança e a continuidade da vida após a morte, e era representada com as cores do Sol nascente em suas penas, sendo estas vermelhas e douradas, além de possuir uma voz melodiosa que se tornava triste quando a morte se aproximava, e a impressão que sua beleza e tristeza causava em outros animais era tão drástica que chegava a provocar a morte deles.

Hoje em dia os estudiosos acreditam que a lenda surgiu no Oriente e foi adaptada por sacerdotes do Sol de Heliópolis como uma alegoria da morte e renascimento diários do astro - rei. Possivelmente sua denominação se deva a um equívoco de Heródoto (historiador grego do século V a.C.), pois na sua descrição da ave este a teria erroneamente designado como fênix (phoenix), a palmeira (phoinix em grego) sobre a qual a ave era nesta época representada.

Do ponto de vista dos gregos, a Fênix estaria ligada ao Deus Hermes e era representada em muitos templos antigos, além de haver um paralelo desta com o Sol, que morre todos os dias no horizonte para renascer no dia seguinte, tornando - se o eterno símbolo da morte e do renascimento da natureza. Já os egípicios a tinham conhecida como Bennu e a relacionavam a estrela Sótis (estrela de cinco pontas), estrela flamejante que era pintada ao seu lado em representações. Na China antiga a fênix era representada como uma ave maravilhosa e transformada em símbolo da felicidade, virtude, força, liberdade, e inteligência, e em sua plumagem, brilhavam as cinco cores sagradas: Roxo, Azul, Vermelha, Branco e Dourado. Nas tradições germânicas a Fênix é a deusa Gullweig e em uma antiga versão Russa Era chamada de Pássaro de Fogo e seu corpo era tomado por chamas. No cristianismo o animal surge como um símbolo da ressurreição geral dos mortos, por surgir de suas cinzas, havendo uma citação datada de 386 d.C. de Cirilo de Jerusalém que diz que a Fênix fora criada por Deus para provar a ressurreição de Cristo aos homens, e na Bíblia em algumas traduções seu nome é citado algumas vezes como um símbolo de ressurreição, vida e longevidade, e em algumas inscrições também é interpretada como o símbolo de Cristo acerca dos mesmo significados. Para os persas ela seria uma ave magnifica com um bico longo e cheio de perfurações, sendo cada um deles responsável por um som distinto, que vivia aproximadamente mil anos e não possuía fêmea, vagando pelo mundo solitária até o dia em que pressentiria sua morte e construiria um ninho, lá começando a entoar um canto que deixaria em êxtase até as bestas mais ferozes. Os animais se juntariam e assistiriam o lamento da fênix até o seu adeus final, diziam que muitos animais chegavam a morrer por conta do sofrimento presente em seu canto, e quando estivesse a beira da morte, ela bateria as asas assim se incendiando e depois de consumida pelas chamas, surgiria uma pequena fênix de suas cinzas, que viveria por mais mil anos.

O mito diz que mesmo que alguém alcançasse a longevidade do pássaro ele ainda sim morreria, pois ninguém possui abrigo contra a morte, mesmo a Fênix vivera durante mil anos no lamento e na dor, sem progenitora nem parceira ou qualquer laço, destinada apenas a morte. Diz-se então que por mais tirana que seja a morte, ainda seria a maior prova da vida.

Logo a fênix possui histórias que datam desde o inicio das civilizações, variando de acordo com culturas, locais e tempo. A veracidade destes fatos nunca foi provada, mas sua simbologia permanece até hoje.

Agora vejamos em qual anime vemos algo parecido:

O pessoal que assitia Digimon deve ter percebido alguma semelhança ao ler isso pois esta lenda serviu de base para a criação dos quatro guardiões sagrados responsáveis pelo equilíbrio do Digimundo (ou Digital World), a lenda até é explicada por um dos personagens durante uma visita de estudos de Miyako em Kyoto. Os nomes preferidos para os personagens foram os originais da lenda chinesa com o acrescimo de "mon" no final o que resultou em:


Seiryuu (Dragão azul) - Qinglongmon;
Byakko (Tigre branco) - Baihumon;
Genbu (Tartaruga preta) - Xuanwumon;
Suzaku (Pardal vermelho ou Fênix) - Zhuqiamon;

Outro anime em que a lenda aparece é Beyblade, começando pelo fato do protagonista residir em Kyoto, a cidade que é tida como"o local escolhido pelos Deuses" ou talvez seja mera coincidência... mas ainda podemos ver os quatro animais sagrados, mas onde?! Nos espíritos dos Beyblades! O espírito Dragon do Beyblade de Kinomiya Takao  (Protagonista) faz referência ao dragão azul, o espírido Dranzer do Beyblade de Hiwatari Kai  faz referência a Fênix (ou pardal vermelho), o espírito Drigger do Beyblade de Kon Rei  faz referência ao tigre branco e o espírito de Draciel do Beyblade de Mizuhara Max  faz referência a tartaruga preta.


Dark Angel, criada em 1990 por Asamiya Kia, também faz referência a lenda de Kyoto. A história conta sobre o protagonista, Dark Angel que é forçado a matar seu mestre e depois entra em uma aventura para se tornar o novo fantasma sagrado da Fênix escarlate, com o auxílio de um espírito guia (Kyoh), e assim como ele também aparecem os fantasmas sagrados dos outros tidos guardiões de Kyoto, os do Tigre Branco, do Dragão Azul e da Tartaruga Negra, fazendo uma referência direta aos quatro animais sagrados.

Também podemos ver a Fênix em Pokémon, mostrada como o Moltres, fazendo referência a lenda grega que em uma das suas características é poder se transformar em um pássaro de fogo e também como Ho-oh, como a Fênix é também chamada na versão chinesa da lenda, e por ser um tipo arco - íris, sendo que na mesma versão se dizia que sua plumagem assumia todas as cores conhecidas.





Outra referência que é feita a Fênix é no filme de Fairy Tail Houou no Miko ou Sacerdotiza da Fênix, não vou falar muito sobre o filme para não dar spoilers mas como o diz o título a história tem a ver com a Fênix, mais específicamente falando, a lágrima dela que acreditam que dá a imortalidade.




Por fim, vemos a referência feita em Saint Seya (Cavaleiros do Zodíaco) em que há um cavaleiro de bronze com a armadura de Fênix, Ikki. É uma referência direta sendo que até seus ataques levam o nome da ave. Treinou na Ilha da Rainha da morte para se tornar o cavaleiro de Fênix no lugar de seu irmão Shun, e em meio a alguns contratempos se deixou levar pelo ódio e pendeu para o mal, mas durante uma luta com Seya se deu conta que estava errado, e apesar de ainda possuir alguns desentendimentos com Seya sempre aparece quando Atena e os outros cavaleiros precisam de sua ajuda.

Era isso, se souberem de mais alguma aparição da Fênix no mundo dos animes e mangás é só deixar nos comentários que atualizo a postagem se possível, espero que tenham gostado da postagem e até a próxima!
Fontes:
  • http://animespirit.net.br/noticias/2012/10/05/curiosidades-japonesas--3
  • http://ahduvido.com.br/200-criaturas-miticas-parte-1
  • http://neideborges.blogspot.com.br/2007/09/pgina-2.html
  • http://www.deldebbio.com.br/2008/08/01/o-mito-da-fenix/
  • http://lounge.obviousmag.org/sonhos_de_verao/2013/03/fenix-um-mito-atemporal.html
  • http://aozoratenshi.blogspot.com.br/2008/09/fenghuang-lenda-da-fnix-chinesa.html
  • http://z3.invisionfree.com/Anime_Nostalgia/ar/t285.htm
  • http://fenixdourado.wordpress.com/2011/04/19/perfil-ikki-de-fenix/

Nenhum comentário:

Postar um comentário