quinta-feira, 24 de março de 2011

Quer saber como desenhar mangá?

Um mangá tem a estrutura dos personagens simplificadas, e esguias paesar de suas personalidades serem bem complexas, e o cenário é sempre bem elaborado. Visto isso primeiramente você deve treinar o seu traço com exercícios básicos como desenhar ondulações, linhas rápidas horizontais e verticais, elipces, quadrados, triângulos e dentre outras formas retas e curvas a mão livre. E lembre - se: cada elemento que você usar em uma composição passa uma informação diferente, por isso fique atento ao significado que determinada forma pode acrescentar ao desenho, isso pode prejudicar a assimilação da mensagem que você tem a intenção de passar ou até encobri - la completamente. Aqui estão alguns dos significados que cada forma pode transmitir, para que tenham alguma noção:


Triângulos - Segurança, estabilidade e eternidade.
Linhas verticais - Força, segurança, e ao se combinarem com retângulos transmitem expressão e estabilidade.
Linhas horizontais - Repouso, paz e calma.
Ângulos e setas - Ação, choque (impacto) e direção.
Cículos - Movimento, igualdade.
Ovais - Direção, ação e choque.
Linhas curvas - Graça, harmonia, ritmo e direção.
Linhas divergentes ou convergentes - Irradiação, explosão e choque.

Agora que já temos alguma noção do que cada forma transmite em uma composição tente entender isso a partir de alguns mangás, perceber o que cada linha passa pra você é um meio de aprender a usá - la futuramente.

Agora vamos ver como compor o corpo humano em um desenho partindo do começo: a cabeça.

Bem, esta cabeça possui a forma básica de qualquer cabeça, até por que não importa se o estilo é ou não mangá, toda a cabeça humana tem uma forma básica, e essa é a sua estrutura principal. E, apesar de parecer muito confusa nesta figura com muita prática conseguirá desenhar algo que você próprio, mesmo que nunca tenha desenhado na vida, desenhe algo que goste. Bem, então vamos lá!

Vamos começar pelas linhas guia, e pela forma básica de uma cabeça:


Isso é o que inicialmente você terá que fazer, parece idiota, e meio obvio, mas um simples circulo é a base pra qualquer cabeça desde a de um ser humano ou até de um cachorro, gato, elefante...enfim, depois de dividir este circulo ao meio na vertical, e em três partes iguais na horizontal poderemos passar para próxima parte:

Vêem as linhas diagonais que partem das laterais do circulo?! Bom a partir delas irá surgir as formas do queixo e das bochechas, e agora que você deverá desenhar estas formas a partir destas linhas, e lembre - se: só as formas, nada de tentar sair desenhando boca olhos e tudo o mais sem saber, por que no momento só o contorno nos interessa. 

Esse monte de riscos começa a parecer uma cabeça. E observe, as linhas guia feitas antes, vão ajudar a montar o rosto do personagem. A linha na vertical, serve para localizar o nariz, que começa da base do circulo anterior até o tamanho de nariz que você deseja para o seu personagem, mas normalmente ele equivale a mais ou menos a distancia das três repartições horizontais que você fez no seu circulo. Bem, agora que você sabe onde desenhar o nariz, que tal ver os diferentes tipos de nariz, afinal, eles não são todos iguais e variam de acordo com o personagem, sem contar que no mangá ele não possui um grande destaque, e muitas vezes pode ser representado apenas como um mero tracinho:




























Bem, basicamente estes são alguns estilos de narizes, existem muitos mais, mas estes bastam para alguma referência prévia...Mas apesar desta vasta quantidade de narizes ser muito interessante, acho uma boa que comecemos a falar dos olhos.

Em primeiro lugar, os olhos estilo mangá são muito mais espressivos dos que o de qualquer outro estilo de desenho, por que eles fazem com que o personagem se identifique com sua personalidade, sabe aquela história dos olhos de alguém serem a janela para a alma?! Pois então, é algo assim, e ainda por cima conquista o leitor do mangá, por isso eu considero a parte mais importante de um desenho. Bem, então vamos lá:


Bem, como podem ver na imagem, os olhos do personagem se localizam na repartição que se encontra na base do circulo, e terminam onde começa o nariz, mas, desenhar olhos não é simplesmente colocá - los lá, observe este passo - a - passo que encontrei:


Com isso podemos ter alguma noção da forma básica de um olho, e destauqemos alguns detalhes:

1º - A distancia de um olho a outro, da vista frontal é de exatamente um olho, e conforme a rotação da cabeça o olho que está mais longe do observador tende a ser encurtado como na(as) imagem(ens) a seguir:


2º - Os olhos dos homens podem ser espressivos ou não, como sempre depende do personagem;

3º - Os olhos das mulheres não só são espressivos como diferem a cada tipo de personagem pois as mulheres estilo mangá são uma categoria muito ampla e cheia de subdivisões;

Agora veja alguns diferentes tipos de olhos:


Visto que os olhos são demasiado imsportantes na composição de um rosto, e principalmente no estilo mangá, passemos as bocas. Antes de tudo temos que saber que a boca começa logo após o término do nariz e que se esta for desenhada errada, ou de maneira desarmônica com o resto do rosto ela compromete o desenho, e a expressividade deste, e por causa disso alguns desenhistas tendem a desenhar apenas um tracinho, para que não modifique a intenção do desenho, e geralmente no mangá os lábios do personagem só são desenhados apenas para representar o batom, com a ausêcia destes aparecem de forma sugestiva ou nem são desenhados, e caso a boa estiver aberta o mesmo vale para os dentes e a língua como vemos na figura a seguir:


Agora, passemos as orelhas, não se tem muito o que falar delas mesmo no mangá elas podem ou não ter detalhes, alguns artistas não gostam do formato estranho das orelhas e representam apenas um traço sobre uma oval, ou no meu caso as vezes as escondem com o cabelo do personagem. Desenhá - las é basicamente questão de observação, pois a forma básica apesar de ser uma oval os detalhes, caso escolha desenhá - los, terá que fazer por si só, e isso também se aplica ao ângulo do qual estas estarão sendo vistas.
Agora que já temos noção de como desenhar orelhas, vamos aos cabelos, pois nem sempre desenharem um personagem careca. Aqui alguma explicação sobre cabelos:

Um meio de praticar desenhar tudo o que vimos até agora é buscar refer~encias em fotos, ou desenhos até se acostumar e criar seu próprio estilo, e o mesmo vale para o desenho do corpo humano, este vocês aprenderão da melhor forma possível: desenhando, a partir do exercício a seguir:

Pois bem, começaremos escolhendo uma foto, desenho ou ilustração. Analise o que forma o corpo e desenhe um esqueleto simplificado sobre a imagem mesmo. Vocês lembram dos bonecos - palito que costumados desenhar originalmente? É a partir deles que desenharão o esqueleto simplificado, simples linhas e nos pontos de articulação desenhe um circulo, onde existir formas mais volumosas como o quadril no caso de uma figura feminina e o peitoral no caso de um figura masculina, desenhe uma forma que lembre o formato da estrutura corporal em questão.

Desenhado o esqueleto simplificado sobre a imagem, passe - o para uma folha em branco sem passar por cima, apenas olhe e copie. Tente desenhar o corpo a partir desta estrutura, usando como referência para os detalhes a foto escolhida. Este exercício deve ser repetido até se conseguir chegar o mais próximo possível da imagem original, lembrando sempre que, apesar de ser um exercício de observação se você pretende desenhar mangá não precisa fazer um desenho estremamente realista, mas se quiser não há problema algum, isso só vai lhe fazer adquirir mais experiência como desenhista.

O esqueleto base utilizado pode ser usado para compor o corpo humano de diversos ângulos e posições, pois as linhas acompanham o formato, dependendo da posição em que o personagem estiver pode - se mover as linhas e girar o esqueleto até que fique satisfeito com a composição, e o estilo de esqueleto e ou estrutura base melhor para cada um pode ser diferente e ir se adaptando conforme o traço é aperfeiçoado. A seguir alguns tipos de esqueleto simplificado (estrutura base):
 

  

As ultimas imagens mostram algo bastante importante, a questão da proporção, pode - se perceber se fazendo uma análise das figuras acima mas, a estrutura média usa como unidade de medida a cabeça do personagem ficando em torno de 7 cabeças e 1/2, apesar da estrutura padrão de um corpo humano ser considerada a de 8 cabeças essa estrutura varia de acordo com a estatura do personagem. Além da estatura, note que o cotovelo fica sempre na linha da cintura do personagem, que os dedos da mão terminam na metade da coxa...dentre outras coisas que podem ser descobertas com observação e prática. E no que diz respeito a observação, estrutura e prática, também há uma boa alternativa que ajuda a visualizar isso, além de ajudar a não inventarmos posições impossíveis fisicamente para os nossos personagens. Este boneco ao lado pode ser usado para estes fins, este boneco pode ser encontrado em lojas que vendem material específico para desenho, e acredito que não seja muito em conta tanto por ser um material usado por profissionais, como pelo fato de materiais de desenho geralmente serem um pouco caros, mas isso vem da concepção de cada um, se pode usar também bonecos e bonecas articuladas normais, de brinquedo mesmo, isto é, se achar estremamente necessário o uso de uma referência do gênero e já tiver um brinquedo desses em casa.

Cenários

Eu particularmente tenho bastante dificuldade em desenhar cenários, e também já encontrei pessoas com esta mesma dificuldade por isso achei interessante postar algumas dicas sobre cenários. Bom, como sabemos, no estilo mangá, os personagens são de certa forma simplificados, e os cenários bem elaborados, por isso um bom treino é pegar uma paisagem, ou apenas um cômodo de uma casa ou semelhante, fotos, que ache interessante, e tentar copiar, para ter uma noção de objetos reais na hora que for representar o cenário. Mas, para copiar, uma maneira de facilitar assim como existia na hora de fazer a forma básica do corpo humano em mangá, pode - se usar formas como cubos, esferas, prismas, para ajudar a esboçar o cenário. Na imagem a seguir, a ideia de copiar cenários a partir de formas básicas aparece bastante, além de mostrar outra coisa bem importante: a perspectiva.

A perspectiva se trata de representar algo visto de diversos ângulos diferentes, de maneira mais coerente possível, que forme uma imagem que acreditemos ser possível, além de representar de forma que valorize o que está sendo apresentado, e para dar forma a isso, desenhamos de forma que tudo que representamos tenha um ponto de origem, de encontro, uma linha de horizonte e ou de onde o leitor enxerga a cena.:

Visto algo de perspectiva, passaremos a linhas de efeito, impacto, e semlhantes, muito usados em cenários de mangá Shounen em cenas de luta. Se possível tenha a mão um conjunto de esquadros (de 45° e 60°), curva francesa (esta pode ser feita em casa mesmo, basta ser cortada a partir do molde que disponibilizarei no final da postagem em papel cartão, radiografia ou no que achar mais pertinente), e algumas tachinhas ou aqueles alfinetes para quadro, caso não possua estes materiais as coisas se tornam um pouco complicadas mas não impossíveis, basta usar e abusar da sua capacidade de improviso.

Usarei para as explicações as páginas da revista que me ensinou sobre, ao fim da postagem disponibilizarei qual é caso queira tentar adquirí - la.

Partiremos das linhas de movimento e ação:













Bem, visto isso procurem exercitar bastante seu traço, procure referências fotográficas para se aperfeiçoar cada vez mais. Futuramente postarei algo mais sobre isso, mas por enquanto é só, a seguir a capa da revista que uso e também o molde da curva francesa (existem vários tipos de curva francesa mas todas servem ao propósito basta escolher).






Dica: Assistir Bakuman também ajuda um pouco a descobrir coisas novas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário